Daniel Kahneman é professor universitário, pesquisador e psicólogo fundador da “economia comportamental”, além de Prêmio Nobel de Economia.
Uma de suas contribuições foi o desenvolvimento da teoria Peak-End, este princípio descreve como os indivíduos seriam mais sensíveis na avaliação retrospectiva de um evento (como uma experiência de trabalho) em dois termos de intensidade: O pico e o fim, ou seja, a busca na memória dá maior ênfase a esses dois momentos, a sensação média do pico de satisfação e o momento imediatamente anterior ao fim da experiência.
Isso quer dizer que a duração, apesar de relevante, fica em segundo plano quando considerado esses fatores. No contexto profissional, está teoria se aplica muito bem ao processo de desligamento de colaboradores, onde reforçar os momentos positivos e o cuidado com o bem-estar dos profissionais que estão passando por um momento desafiador é fundamental para a construção de uma cultura organizacional que valoriza seus funcionários e nutre relacionamentos duradouros que possam vir a trazer benefícios mútuos em outras oportunidades.
Essa abordagem humanizada têm o potencial de impactar tanto a percepção geral da experiência de trabalho quanto a reputação da empresa aos olhos de ex-colaboradores, colaboradores remanescentes e do mercado de trabalho externo.
O oferecimento de suporte é essencial para o sucesso desse processo e o Outplacement cumpre um papel central na maneira que influencia o momento final do colaborador na empresa ao ser reconhecido e contemplado com suporte e assessoria para efetuar sua transição de carreira da melhor forma possível.
É por meio desta consultoria que o profissional relembra e pontua outros aspectos positivos e conquistas alcançadas durante sua jornada na organização que escapam ao pico de satisfação.
A teoria Peak-end demonstra a importância de os gestores proporcionarem um resultado positivo na trajetória de seus funcionários, e o Outplacement é uma das ferramentas centrais na demonstração de responsabilidade social, cuidado e compromisso com a transição de carreira de seus colaboradores recém desligados, fortalecendo a cultura da própria instituição a curto e longo prazo.
Portanto, se a sua organização estiver passando por uma grande reestruturação ou por ajustes pontuais no quadro de funcionários, considere consultar a Connection para qualificar também o desengajamento dos seus ex-colaboradores e assim garantir a melhor experiência possível em todo ciclo de movimentação dos talentos dentro da sua empresa, desde a contratação e desenvolvimento, até o desligamento apoiando suas carreiras.
Ao contemplar seus colaboradores com o Replacement, nosso programa de recolocação profissional, sua empresa passa a realizar processos de demissão de forma responsável, contribuindo para que seus ex-colaboradores possam minimizar os impactos do desligamento, promovendo descobertas de novas possibilidades e competências, resgatando assim, sua identidade profissional e aumentando sua competitividade na busca de novas oportunidades, além de reduzir o risco de passivos trabalhistas.
Além disso, nosso programa de recolocação profissional conta com um Sócio responsável por cada processo, um consultor de carreira sênior e um consultor de inteligência de mercado para impulsionar o mapeamento de oportunidades e definição de empresas-alvo.
Se você ou sua empresa também desejam conhecer melhor sobre o programa de recolocação profissional da Connection, sugerimos que entre em conato conosco pelos telefones 11 4081-3023 / 11 94053-2730 ou visitem nosso site www.connectionhr.com.br para obterem mais informações; inclusive sobre demais serviços, tais como: Outplacement Individual, Outplacement Coletivo, Outplacement para Conjugê, Outplacement Virtual, Outplacement em Grupos, Programas de Demissão em Massa.
Será um prazer conversar com você!